Encontro 1 - Aulas 1 e 2
Avaliação Diagnóstica
Avaliação Diagnóstica
PLANO DE AULA - 01
UNIDADE TEMÁTICA
- Ginástica
DURAÇÃO
- 110 min
LOCAL
- Sala de aula
OBJETO DE CONHECIMENTO:
- Ginástica de Conscientização Corporal (GCC) e Ginástica de Condicionamento Físico (GCF)
OBJETO ESPECÍFICO:
- Definição, objetivos, elementos e características das GCC e GCF.
- Benefícios dessas práticas para a qualidade de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
HABILIDADE:
- (EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a Ginástica de Conscientização Corporal e as de Condicionamento Físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE EF:
- Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
OBJETIVO DA AULA
- Analisar o nível de conhecimento dos alunos acerca das GCC e das GCF.
- (Re)apresentar o conceito e características das GCC.
- Levantar quais atividades seriam consideradas atrativas para os alunos no estudo das GCC.
- Propiciar o desenvolvimento de macrocompetências socioemocionais: engajamento com os outros, amabilidade e abertura ao novo.
RECURSOS UTILIZADOS
- Pincel, quadro branco, folhas de caderno.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
· PARA CLASSE
1º MOMENTO
- Realização de questionário diagnóstico acerca do que os(as) alunos(as) sabem sobre GCC (para que servem, quais são suas características, alguns de seus tipos, se já viram/ouviram/estudaram no passado, quais delas gostariam de estudar/realizar/aprender, etc.).
- Será solicitado que os(as) alunos(as) formem duplas ou trios e escrevam estas respostas em uma folha do caderno. Dado algum tempo para a construção das respostas, haverá o compartilhamento delas com todos(as) da turma. Essa folha será recolhida ao final da dinâmica e servirá como parte do portfólio de atividades avaliativas dos(as) alunos(as).
2º MOMENTO
-Apresentação do conceito de GCC com diferenciação das GCF.
3º MOMENTO
- Apresentação do quadro de habilidades e competências indicadas no Documento Curricular Referencial do Ceará para serem trabalhadas no estudo das GCC. Baseados nele e, a fim de que as aulas fiquem mais atrativas, os(as) alunos(as) serão incitados a sugerirem diferentes atividades, envolvendo, por exemplo, a realização das ginásticas na escola, a utilização de tecnologias digitais, realização de peças teatrais, desenhos, produções musicai, construção de historinhas em quadrinhos, produção de vídeos para redes sociais, etc.). Após a escrita das respostas, os(as) alunos(as) entregam as atividades escritas.
· PARA CASA
- ATIVIDADE 1 - Estudar o conceito de GCC e depois explicá-lo para alguém de casa sem olhar no caderno.
- ATIVIDADE 2 - Perguntar a familiares se conhecem/realizaram algum tipo de GCC. Caso eles(as) tenham praticado, buscar saber como se sentiam antes, durante e após as práticas.
- ATIVIDADE 3 – Se possível, pesquisar no YouTube sobre Meditação Guiada como preparação para as próximas aulas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será baseada na observação da participação e dos comentários apresentados pelos(as) alunos(as) sobre a temática e nas respostas obtidas na atividade escrita de classe.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza, 2019.
DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de formação: formação de professores didática geral. v.16, p.127-140. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
DARIDO, Suraya Cristina; DINIZ, Irlla Karla dos Santos; FERREIRA, Aline Fernanda; CARVALHO, Amarilis Oliveira, BARROSO, André Luís Ruggiero; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; FRANCO, Laercio Claro Pereira; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Práticas corporais: educação física: 6º a 9º anos: manual do professor. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2018.
PROPOSTA DE MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
QUESTINÁRIO DIAGNÓSTICO INICIAL
DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ - DCRC (2019)