PLANO DE AULA – 9
UNIDADE TEMÁTICA
- Ginástica
DURAÇÃO
- 110 min
LOCAL
- Sala de aula
OBJETO DE CONHECIMENTO:
- Ginásticas de Conscientização Corporal (GCC) e Ginástica de Condicionamento Físico (GCF)
OBJETO ESPECÍFICO:
- GCF e GCC: tipos e caraterísticas;
- (Adicionado pela autora) O Racismo em diferentes setores da sociedade;
- (Adicionado pela autora) Crises de Ansiedade.
HABILIDADE:
(EF89EF07 + EF89EF10 – adaptadas da BNCC) Identificar as exigências corporais de diferentes programas de exercícios envolvendo GCF e GCC, reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
- (Adicionado pela autora) Discutir acerca de como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE EF:
- (Adaptado da BNCC) Experimentar, desfrutar e apreciar jogos, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
- Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
OBJETIVO DA AULA
- Revisar informações apresentadas desde o primeiro encontro envolvendo a temática das Ginástica.
- Propiciar o desenvolvimento de macrocompetências socioemocionais: resiliência emocional, autogestão, engajamento com os outros, amabilidade e abertura ao novo.
RECURSOS UTILIZADOS
- Quadro branco, pincel atômico e questionário geral de estudos.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
· PARA CLASSE
1º MOMENTO
- Revisão acerca das atividades realizadas no encontro anterior mais comentários gerais acerca das respostas obtidas na autoavaliação em equipe.
- Recebimento de questionário avaliativo individual enviado para casa.
2º MOMENTO
- Apresentação de dinâmica de perguntas e respostas envolvendo os assuntos tratados desde o primeiro encontro sobre GCC. A turma se dividirá em três grandes grupos na sala. Cada grupo escolherá números pertencentes a diferentes perguntas impressas em tiras de papel. Cada pergunta possui diferentes pontuações. Assim, para ganhar, eles(as) deverão responder corretamente todas as perguntas e ter a sorte de escolher as questões que valem mais pontos.
- Cada equipe terá um tempo máximo de cinco minutos para responder a sua pergunta. Caso não respondam corretamente ou não saiba a resposta, a pergunta poderá ser repassada para a outra equipe que saiba respondê-la. Caso responda corretamente, ela toma para si a pontuação da pergunta.
- Todas as perguntas utilizadas estão contidas em questionário de revisão a ser entregue no final do encontro para que possam estudar em casa para avaliação escrita geral de conteúdos a ser realizada no próximo encontro.
3º MOMENTO
- Finalização do jogo com contagem de pontos.
Havendo ainda tempo, o(a) professor(a) poderá repassar de modo breve todas as perguntas e respostas do jogo de modo a estimular novamente que alunos(as) respondam-nas.
· PARA CASA
- ATIVIDADE 1 – Estudar para a atividade avaliativa escrita bimestral final de Educação Física a ser realizada no próximo encontro.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará pela análise das respostas obtidas na observação da participação e das explicações dadas pelos(as) alunos(as) no momento do jogo de perguntas e respostas em equipes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTIGYM. O que é a Antiginástica. Rio de Janeiro, 13 jan. 2018. 1 vídeo (9 minutos). Publicano no canal Antigym. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IXoCmLQyjn8 Data de acesso 20 fev. 2022.
BBC News Brasil. As estatísticas que revelam a desigualdade racial no Brasil e nos EUA. [S.l.: s.n.], 15 jun. a2020. 1 vídeo (6 minutos). Publicado pelo Canal BBC News Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d45Woc456DY. Data de acesso: 6 out. 2022.
BBC News Brasil. Quatro efeitos do racismo no cérebro e no corpo das crianças, segundo Harvard. [S.l.: s.n.], 27 dez. b2020. 1 vídeo (14 minutos). Publicado pelo Canal BBC News Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-KT5pVtpHgo&t=70s. Data de acesso: 6 out. 2022.
BROTTO, Thaiana. O que fazer quando uma pessoa tem uma crise de ansiedade?.[S.l.] 26 mai. 2022. Portal Psicólogo e Terapia. Disponível: https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/ansiedade-que-fazer-pessoa-em-crise/. Data de acesso: 13 out 2022.
BRUNA, Maria Helena Varella. Anorexia e bulimia nervosas – entrevista. [S.l.]. 11 ago. 2022. Portal Drauzio. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/anorexia-e-bulimia-nervosas-entrevista/. Data de acesso: 6 out. 2022.
CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza, 2019.
DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140, v. 16.
DARIDO, Suraya Cristina; DINIZ, Irlla Karla dos Santos; FERREIRA, Aline Fernanda; CARVALHO, Amarilis Oliveira, BARROSO, André Luís Ruggiero; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; FRANCO, Laercio Claro Pereira; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Práticas corporais: educação física: 6º a 9º anos: manual do professor. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2018.
ECOA. O que é racismo estrutural? Ainda hoje existe? Somos todos racistas? [S.l.: s.n.], 19 nov. 2019. Portal Ecoa Uol. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/listas/o-que-e-racismo-estrutural.htm. Data de acesso 28 set 2022.
GLOBO. Globo repórter: ansiedade 30/11/2018. Rio de Janeiro: Globo Filmes, nov. 2018. 1 vídeo (40 minutos). Publicado pela plataforma da GloboPlay. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/7201212/. Data de acesso: 6 out. 2022.
IAS. Competências socioemocionais dos estudantes. Portal do Instituto Airton Senna. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/o-que-defendemos/socioemocional-estudantes/#:~:text=Compet%C3%AAncias%20Socioemocionais%20s%C3%A3o%20capacidades%20individuais,enfrentar%20situa%C3%A7%C3%B5es%20adversas%20ou%20novas. Data de acesso 29 out 2022.
INFOBYTESTV. Uma História Animada de Pilates. [S.l.: s.n.], dez. 2012. 1 vídeo ( 6 minutos). Publicado pelo Canal InfobytesTV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KUP-6YIyHkw. Data de acesso: 6 out. 2022
INOCENTE, Vanessa Cristina. Conheça as diferenças entre Pilates Solo e Pilates em Aparelhos. Revista Pilates, 2017. Disponível em: https://revistapilates.com.br/pilates-solo-e-pilates-em-aparelhos/. Data de acesso: 6 out. 2022
RÊ, Eduardo de; SIQUEIRA, Isabela Campos Vidigal Takahashi de; ROMUALDO, Julia Reis; VALENTIM, João Pedro de Faria; PAES, Leonardo Gabriel Reyes Alves da. O que é racismo estrutural? [S.l.]. 22 jun. 2021. Portal Politize. Disponível em: https://www.politize.com.br/equidade/blogpost/o-que-e-racismo-estrutural/ Data de acesso: 6 out. 2022.
PROPOSTA DE MATERIAL A SER UTILIZADO
QUESTÕES DE REVISÃO (CLASSE E CASA)