PLANO DE AULA – 8
UNIDADE TEMÁTICA
- Ginástica
DURAÇÃO
- 110 min
LOCAL
- Sala de aula e quadra
OBJETO DE CONHECIMENTO:
- Ginásticas de Conscientização Corporal (GCC) e Ginásticas de Condicionamento Físico (GCF).
OBJETO ESPECÍFICO:
- Antiginástica (GCC) e Circuito de Condicionamento Físico (GCF): características mais benefícios dessas práticas para a qualidade de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
- (Adicionado pela autora) Competências socioemocionais desenvolvidas nas atividades teatrais dos encontros anteriores, como, autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo.
HABILIDADE:
(EF89EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito.
(EF89EF10) Experimentar e fruir um ou mais tipos de Ginástica de Conscientização Corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos.
- (Adicionado pela autora) Discutir acerca de como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
- (Adicionado pela autora) Autoavaliar-se diante de atividade em equipe e debater respeitosamente sobre pontos positivos e negativos daqueles(as) com os(as) quais relacionou-se.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE EF:
- (Adaptado da BNCC) Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes práticas corporais valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
- Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
OBJETIVO DA AULA
- Incentivar debate avaliativo entre colegas das equipes teatrais acerca de pontos fortes e pontos fracos que precisam ser melhorados para uma melhor a organização e apresentação de trabalho em equipe.
- Vivenciar a Antiginástica e um Circuito de Ginástica de Condicionamento Físico, compartilhando sensações/ pensamentos que surgirem a partir das suas experiências.
- Relembrar características das GCC e das GCF.
- Propiciar o desenvolvimento de macrocompetências socioemocionais: resiliência emocional, autogestão, engajamento com os outros, amabilidade e abertura ao novo.
RECURSOS UTILIZADOS
- Quadro branco, pincel atômico, colchonetes, material impresso para avaliação em equipe e individual.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
· PARA CLASSE
1º MOMENTO
- Realização de autoavaliação envolvendo os integrantes das equipes das peças teatrais. Cada equipe receberá uma folha avaliativa e, por meio dela, decidirão em conjunto que nota (de zero a dez) cada um dos integrantes deve ganhar diante das ações/atitudes observadas durante a organização e apresentação das peças. Além da nota, a equipe também deverá registrar na folha, como justificativa da nota, aspectos positivos observados nos(as) colegas e pontos que precisam ser melhor desenvolvidos. Os (As) alunos(as) serão desestimulados a apresentarem as notas baseadas em sentimentos de camaradagem. Alguns aspectos avaliativos são apresentados na folha da equipe, podendo servir como parâmetros para decisão das notas.
- Após esse momento em equipe, será entregue questionário individual autoavaliativo para ser respondido em casa. Por meio desse, talvez fique mais fácil de observar mudanças de pensamentos, atitudes e reconhecimento de evoluções quanto ao desenvolvimento de competência socioemocionais.
2º MOMENTO
- Construção de mapa mental sobre Antiginástica tomando por base o material disponibilizado no livro didático para professor (DARIDO et. al., 2018), adicionando respostas trazidas pelos(as) alunos(as) como tarefa de casa. Aqui, buscar-se-á apresentar principalmente os motivos pelos quais o movimento da Antiginástica surgiu como "nova" possibilidade de exercício físico à época em que foi criada.
3º MOMENTO
- Vivências de GCF e GCC na quadra/pátio/sala. Após cada uma das vivências será realizada uma roda de conversa em que serão lançadas perguntas acerca de sensações no estado corporal antes e após a prática de cada uma delas, se sentiram-se desconfortáveis em algum momento, o que sentiram, por que acham que tiveram essas sensações, quais seriam os objetivos dos praticantes daquela ginástica, quais seriam os benefícios da sua prática regular, se daria certo ou seria interessante realizá-las com familiares e amigos, senão o porquê disto, etc.
Parte 1 - GCF - Circuito de Condicionamento Físico
1) Uma volta na quadra ( ou 1 minuto) caminhando e fazendo movimentos circulares com os braços;
2) Uma volta na quadra ( ou 1 minuto) trotando;
3) Uma volta na quadra ( ou 1 minuto) com descolamentos laterais alternados;
4) Uma volta na quadra ( ou um minuto) caminhando;
5) Dez a quinze movimentos de afundo - unilateral ( com 1 minuto de descanso);
6) Dez a quinze apoios de frente - encostando ou não os joelhos no chão ( com 1 minuto de descanso);
7) Dez a quinze abdominais - supra abdominal com joelhos flexionados ( com 1 minuto de descanso);
8) Um minuto de isometria no movimento de prancha ( com 1 minuto de descanso).
Observação: As repetições e os tempos de descanso podem ser adaptados à condição física geral da turma.
Parte 2 - GCC - Antiginástica ( Adaptado de DARIDO et. al., 2018)
1) Deitar no colchonete em decúbito dorsal com os pés apoiados no chão e joelhos flexionados. Pernas pouco afastadas uma da outra. Colocar as mãos sobre as costelas dianteiras, acima da cintura, e sentir os movimentos de expiração e inspiração. Permaneceremos nesse exercício até o momento em que perceber a turma menos irrequietas e mais concentradas na respiração.
2) Ainda com as mãos sobre as costelas, puxar para cima a pele e os músculos daquela parte do corpo no momento da inspiração, imaginando o preenchimento completo dos pulmões. A inspiração e a expiração devem acontecer pelo nariz. É interessante que os(as) alunos(as) sejam levados a reparar no volume de ar que entra e sai dos pulmões. Cinco repetições (ou em torno de um minuto e meio) podem ser adequadas para manter a concentração dos(as) alunos(as) no movimento.
3) Deitar no colchonete em decúbito dorsal com os pés apoiados no chão, pernas flexionadas e pouco separadas uma da outra com o queixo perto do peito (nuca estendida). Segurar com a mão direita o pé direito, buscando lenta e suavemente estender a perna direita obliquamente para cima. A coluna deve estar no modo mais plano possível, eliminando qualquer tensão dos ombros e deixando alongada a metade direita das costas. A respiração deve acontecer da seguinte maneira: ao expirar, devem estender as pernas e, ao inspirar, flexioná-las. Após o cessar o esforço, devem espreguiçar-se completamente sobre o colchonete. Na sequência, repetir os mesmos movimentos só que com a mão e o pé esquerdos. Cinco repetições de cada lado podem ser suficientemente adequadas para a concentração e participação ativa.
4) Ficar sentado e virar lentamente a cabeça na direção do ombro esquerdo e depois do direito, como se quisesse olhar para trás. Apontar o queixo para cima e para baixo. Depois, deixar a cabeça cair lateralmente para direita e esquerda, como se quisesse tocar o ombro com a orelha. Fazer pequenos círculos imaginários com a ponta do nariz e novamente olhar para trás pela esquerda e, depois, pela direita. Cinco repetições de cada lado também pareceram ser adequadas para a concentração, participação ativa e relaxamento dos(as) alunos(as).
4º MOMENTO
- Ainda na roda de conversa, um conjunto de perguntas será lançado para a turma como forma de revisão geral da aula: Quais seriam características específicas das GCF e GCC? O que mudou no mundo para que surgisse o movimento da Antiginástica? O que costuma nos gerar tensões musculares? Quais seriam algumas estratégias para diminui-las?
- Após o diálogo, o(a) professor(a) poderá explicitar um pouco acerca do próximo encontro de Educação Física.
PARA CASA
- ATIVIDADE 1 – Responder questionário autoavaliativo sobre a atividade teatral em equipe, entregado-o no próximo encontro de Educação Física.
- ATIVIDADE 2 - Realizar movimentos de Antiginástica com algum familiar ou amigo(a), se possível. Atente-se a como vocês estavam se sentindo antes e como se sentiram após a realização da ginástica.
AVALIAÇÃO
A avaliação será baseada na observação da participação das vivências ginásticas; nos diálogos apresentados em sala e nas rodas de conversa; e na análise das respostas das atividades escritas de avaliação individual e em equipe.
REFERÊNCIAS
ANTIGYM. O que é a Antiginástica. Rio de Janeiro, 13 jan. 2018. 1 vídeo (9 minutos). Publicano no canal do YouTube Antigym. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IXoCmLQyjn8 Data de acesso 20 fev. 2022.
BERTHERAT, T.; BERNSTEIN, C. O corpo tem suas razões. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza, 2019.
DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140, v. 16.
DARIDO, Suraya Cristina; DINIZ, Irlla Karla dos Santos; FERREIRA, Aline Fernanda; CARVALHO, Amarilis Oliveira, BARROSO, André Luís Ruggiero; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; FRANCO, Laercio Claro Pereira; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Práticas corporais: educação física: 6º a 9º anos: manual do professor. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2018.
IAS. Competências socioemocionais dos estudantes. Portal do Instituto Airton Senna. Disponível em: https://encurtador.com.br/ahOX0s. Data de acesso 29 out 2022.
PRIMO, Mozard Nunes. Ginástica de Conscientização Corporal – Antiginástica. [S.l.: s.n.], 4 fev. 2021. 1 vídeo (7 minutos). Publicado no canal Mozard Nunes Primo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vHYWBUBE110&t=28s. Data de acesso 20 fev. 2022.
PROPOSTA DE MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
INSTRUMENTAL DE AVALIAÇÃO DE EQUIPE PARA CLASSE
QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL PARA CASA
O QUE É ANTIGINÁSTICA? - CANAL ANTIGYM
MANUAL DO PROFESSOR "PRÁTICAS CORPORAIS: educação física: 6º a 9º anos"
- EDITORA MODERNA