PLANO DE AULA - 7
UNIDADE TEMÁTICA
- Ginástica
DURAÇÃO
- 110 min
LOCAL
- Sala de aula, pátio/quadra
OBJETO DE CONHECIMENTO:
- Ginásticas de Conscientização Corporal (GCC)
OBJETO ESPECÍFICO:
- (Adicionado pela autora) Crises de Ansiedade;
- (Adicionado pela autora) Linguagem corporal como modo de expressão de ideias.
HABILIDADE:
(EF89EF08 - Adaptado da BNCC) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho e saúde, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).
(EF89EF09 - Adaptado da BNCC) Problematizar o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE EF:
- (Adaptado da BNCC) Identificar a multiplicidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.
- (Adaptado da BNCC) Refletir, criticamente, sobre as relações existentes entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença.
OBJETIVO DA AULA
- Incentivar o diálogo e a expressão dos saberes aprendidos sobre Crises de Ansiedade por meio de criação, produção e apresentação de peça teatral.
- Propiciar o desenvolvimento de macrocompetências socioemocionais: resiliência emocional, autogestão, engajamento com os outros, amabilidade e abertura ao novo.
RECURSOS UTILIZADOS
- Quadro branco, pincel atômico, mesas, cadeiras, malhas de tecidos e outros materiais que pensar ser necessário para o cenário das peças. Caso a turma concorde e haja microfones na escola, estes também poderão ser utilizados.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
PARA CLASSE
1º MOMENTO
- Revisão dialogada acerca dos assuntos conversados no encontro passado e de quais pontos serão levados em consideração para a avaliação da atividade teatral. Após esta explicação, será dado alguns minutos para preparação das equipes no pátio/na quadra/sala. Os(As) alunos(as) que já se apresentaram serão estimulados(as) a auxiliarem as outras equipes que se apresentarão ainda naquele mesmo dia, inclusive, podendo substituir possíveis integrantes faltosos.
2º MOMENTO
- Encenações das peças teatrais pelas equipes. Após cada apresentação, será aberto um espaço para comentários iniciado pela professora. Assim, a plateia também será estimulada a tecer comentários e realizar questionamentos sobre as histórias.
· PARA CASA
- ATIVIDADE 1 – Responder questionário autoavaliativo acerca da realização de trabalho teatral.
- ATIVIDADE 2 - Pesquisar locais próximos de casa ou da escola onde poderia ter aulas de teatro, caso tenha gostado da experiência de encenar.
- ATIVIDADE 3 - Pesquisar sobre Antiginástica e aprender três exemplos de seus movimentos como forma de se preparar para o próximo encontro de Educação Física.
AVALIAÇÃO
A avaliação será baseada na observação de diálogos entre os(as) integrantes das equipes durante momentos de ensaio, nas informações apresentadas ao longo das encenações e na participação daqueles(as) que estavam como plateia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRANDÃO, Rui. Crise de ansiedade: entenda os sintomas e como controlar. .[S.l.] 19 set. 2022. Portal Zenklub. Disponível em: https://zenklub.com.br/blog/para-voce/crise-ansiedade/ Data de acesso 02 jul. 2023.
BROTTO, Thaiana. O que fazer quando uma pessoa tem uma crise de ansiedade?.[S.l.] 26 mai. 2022. Portal Psicólogo e Terapia. Disponível: https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/ansiedade-que-fazer-pessoa-em-crise/. Data de acesso: 13 out 2022.
CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza, 2019.
DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140, v. 16.
GLOBO. Globo repórter: ansiedade 30/11/2018. Rio de Janeiro: Globo Filmes, nov. 2018. 1 vídeo ( 40 minutos). Publicado pela plataforma da GloboPlay. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/7201212/. Data de acesso: 6 out. 2022.
IAS. Competências socioemocionais dos estudantes. Portal Instituto Airton Senna. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/o-que-defendemos/socioemocional-estudantes/#:~:text=Compet%C3%AAncias%20Socioemocionais%20s%C3%A3o%20capacidades%20individuais,enfrentar%20situa%C3%A7%C3%B5es%20adversas%20ou%20novas. Acesso em: 21 fev. 2023.
ROCHA, Lucas. Entenda as causas e sintomas das crises de ansiedade. [S.l.] 11 abr. 2022. Portal CNN Brasil. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/entenda-as-causas-e-sintomas-das-crises-de-ansiedade/ Data de acesso: 02 jul. 2023.