PLANO DE AULA – 11
UNIDADE TEMÁTICA
- Ginástica
DURAÇÃO
- 110 min
LOCAL
- Sala de aula, pátio e quadra.
OBJETO DE CONHECIMENTO:
- Ginásticas de Conscientização Corporal (GCC)
OBJETO ESPECÍFICO:
- (Adaptado do DCRC) Lian Gong e exigências corporais relacionada à prática;
- (Adaptado do DCRC) Benefícios desta GCC para a qualidade de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
HABILIDADE:
(EF89EF10-Adaptado da BNCC) Experimentar um tipo de GCC, identificando suas exigências corporais.
(EF89EF11- Adaptado da BNCC) Discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE EF:
- (Adaptado da BNCC) Experimentar, desfrutar e apreciar diferentes ginásticas, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
- Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
- Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
OBJETIVO DA AULA
- Dialogar acerca dos desempenhos obtidos nas atividades avaliativas escritas realizadas em duplas do último encontro.
- Apresentar o contexto histórico em que se originou o Lian Gong, buscando traçar um paralelo com as relações de trabalho observadas em nossa comunidade.
- Vivenciar o Lian Gong e percebê-lo com alternativa de prática corporal diária.
- Propiciar o desenvolvimento de macrocompetências socioemocionais: resiliência emocional, autogestão, engajamento com os outros, amabilidade e abertura ao novo.
RECURSOS UTILIZADOS
- Caixa de som, pen-drive com trilha sonora da primeira série do Lian Gong e folhas de papel com ilustrações características dos movimentos.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
PARA CLASSE
1º MOMENTO
- Realização de roda de conversa na quadra para diálogo sobre os resultados das atividades avaliativas escritas em duplas realizadas no encontro anterior. Será solicitado aos(às) alunos(as) que tiraram notas abaixo da média seis ou faltosos da semana anterior que respondam à mesma atividade avaliativa individualmente em casa, devolvendo-as no nosso próximo encontro (novas folhas avaliativas serão entregues).
- Apresentação de propostas de aula para escolha da turma: Proposta 1, na sala, entrega e correção no quadro da atividade avaliativa escrita feita em duplas com posterior apresentação e vivência de seis movimentos de Lian Gong na quadra (ginástica de origem chinesa); ou Proposta 2, apresentação e vivência de doze a dezoito movimentos de Lian Gong na quadra com posterior entrega das atividades avaliativas escritas já com a correção do(a) professor(a) para as duplas.
2º MOMENTO
- PROPOSTA 1: A turma será direcionada para a sala de aula e lá será indicado que formem as mesmas duplas do encontro passado. As atividades escritas serão entregues às duplas e elas acompanharão a correção geral no quadro. Dialogando acerca de cada questão, os alunos serão estimulados a corrigirem e/ou complementarem suas respostas.
- Após esse momento em sala, a turma voltará para a quadra e, em uma roda de conversa, as primeiras informações sobre o Lian Gong serão compartilhadas. Após um momento de contextualização acerca da origem desta GCC e apresentações de aspectos da medicina tradicional chinesa, como o Qi e meridianos, realizaremos os seis movimentos da primeira série do Lian Gong de modo colaborativo e com ajuda de material impresso.
- Por último, realizaremos juntos os seis primeiros movimentos do Lian Gong, pausadamente, movimento a movimento, atentos à respiração fluida e conectada a cada gesto. Depois, eles serão realizados de modo sequenciado, sem pausas, e com a trilha sonora característica da série.
- PROPOSTA 2: Ainda na roda de conversa, as primeiras informações sobre o Lian Gong serão compartilhadas. Após um momento de contextualização acerca da origem desta GCC e apresentações de aspectos da medicina tradicional chinesa, como o Qi e meridianos, realizaremos juntos os seis primeiros movimentos da primeira série (de três) do Lian Gong, pausadamente, movimento a movimento, atentos à respiração fluida e conectada a cada gesto. Depois, eles serão realizados de modo sequenciado, sem pausas, e com a trilha sonora característica da série. Prosseguiremos de forma semelhante com os próximos seis movimentos, de modo que, ao final, realizemos de modo sequenciado e sem pausas os movimentos de número um a doze. Caso haja tempo, será feito o mesmo com os últimos seis movimentos, finalizando assim os dezoito da primeira série, que é voltada para a prevenção e tratamento de dores no pescoço, ombros, costas, pernas e pés.
- Depois de experimentar os movimentos, realizaremos uma nova roda de conversa para compartilhar as sensações e pensamentos acerca do Lian Gong.
- Finalizaremos esse momento com a entreda das atividades avaliativas escritas realizadas em duplas no encontro anterior.
3º MOMENTO
- Diálogo de encerramento da unidade temática com abertura para comentários dos(as) alunos(as) acerca das suas experiências na escola e fora dela no estudo das GCC. Convém também reforçar junto ao alunos(as) que continuem realizando estes tipos de ginásticas, caso tenham se sentido bem, e compartilhem de seus conhecimentos com outros(as) que delas podem se beneficiar.
PARA CASA
ATIVIDADE 1 – Realizar alguns movimentos da primeira série do Lian Gong, se possível, com algum familiar ou amigo ao longo da semana.
ATIVIDADE 2 – Para aqueles(as) que faltaram ao encontro anterior ou tiraram notas baixas na atividade escrita de duplas: responder individualmente e entregar atividade avaliativa escrita geral de Educação Física aplicada na semana anterior.
AVALIAÇÃO
A avaliação será baseada na observação da participação dos(as) alunos(as) nos momentos de roda de conversa e na construção experimental dos movimentos do Lian Gong.
REFERÊNCIAS
CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza, 2019.
DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. In: Universidade Estadual Paulista. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140, v. 16.
LIAN Gong em 18 Terapias. Lian Gong em 18 Terapias Anterior_Prática. Belo Horizonte [s.n.], 3 set. 2020. 1 vídeo (11 minutos). Publicado pelo Canal Lian Gong em 18 Terapias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HH7KxrkM8hE. Acesso em: 20 nov. 2022.
PIVA, Soraia. Módulo 1 Lian Gong. Disponível em: https://imgsapp2.uai.com.br/app/noticia_133890394703/2013/05/14/194585/20130514090922587685e.jpg Data de acesso: 02 jul 2023.
MING, Zhuang Yuan. Lian Gong Shi Ba Fa (Lian Gong em 18 Terapias): Ginástica terapêutica e preventiva. São Paulo, SP: Pensamento, 2001.
KUK, Jaime. Lian Gong em 18 Terapias - 1ª Série - 1ª aula: Pescoço e ombros. Publicano no Canal do YouTube da da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. São Paulo, 14 nov. 2014. 1 vídeo (42 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y-PiRseHvVk Data de acesso: 02 jul. 2023.
KUK, Jaime. Lian Gong em 18 terapias: 1ª Série - 2ª aula: Costas e região lombar. Publicano no Canal do YouTube da da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. São Paulo, 14 nov. 2014. 1 vídeo (37 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r3hfwvuL3XM&t=89s Data de acesso: 02 jul. 2023.
KUK, Jaime. Lian Gong em 18 terapias: 1ª Série - 3ª aula: Pernas e pés. Publicano no Canal do YouTube da da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. São Paulo, 14 nov. 2014. 1 vídeo (42 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S_ED9sQkhTA&t=1569s Data de acesso: 02 jul. 2023.
PROPOSTA DE MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
VÍDEOS DA 1ª SEQUÊNCIA DO LIAN GONG (COM 18 MOVIMENTOS)
CANAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO - PROF JAIME KUK
Movimentos para pescoço e ombros (1-6)
Movimentos para costas e região lombar (7-12)
Movimentos para pernas e pés (13 -18)
VÍDEO DA 1ª SEQUÊNCIA DO LIAN GONG COM TRILHA SONORA CARACTERÍSITCA
- CANAL LIAN GONG EM 18 TERAPIAS
MATERIAL COM MOVIMENTOS DA 1ª SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS DO LIAN GONG
ILUSTRAÇÃO DE SORAIA PIVA