PLANO DE AULA - 2
UNIDADE TEMÁTICA
- Ginástica
DURAÇÃO
- 110 min
LOCAL
- Sala de aula e pátio
OBJETO DE CONHECIMENTO:
- Ginástica de Conscientização Corporal (GCC) e Ginástica de Condicionamento Físico (GCF)
OBJETO ESPECÍFICO:
- Definição, objetivos, elementos e características das GCC e das GCF.
- Meditação guiada (GCC) e exigências corporais relacionadas.
HABILIDADE:
- (EF89EF10) Experimentar e fruir um ou mais tipos de Ginásticas de Conscientização Corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos
- (EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a Ginástica de Conscientização Corporal e as de Condicionamento Físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE EF:
- Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
- (Adaptado da BNCC) Experimentar, desfrutar e apreciar ginásticas, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo .
OBJETIVO DA AULA
- Diferenciar GCC e GCF por meio de debate coletivo.
- Vivenciar uma Meditação Guiada e compartilhar sensações/ pensamentos acerca dela.
- Propiciar o desenvolvimento de macrocompetências socioemocionais: autogestão, engajamento com os outros, amabilidade e abertura ao novo.
RECURSOS UTILIZADOS
- Pincel atômico, quadro branco, folha de papel madeira, folhas impressas com textos e imagens representativas das GCC e GCF, caixinha de som, pen-drive.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
· PARA CLASSE
1º MOMENTO
- Revisão acerca do que foi conversado na aula anterior. Esse momento buscará ser marcado pelo compartilhamento de respostas das atividades de casa e daquilo que conversamos na semana anterior.
2º MOMENTO
- Realização de Meditação Guiada. Será conversado acerca da importância da concentração e da respiração durante a atividade para melhores percepções de sentidos e sentimentos. Após a Meditação, serão lançadas perguntas acerca do que acharam da experiência, se gostaram ou não, quais características aquela atividade possui, quais sentimentos e sensações foram despertadas, o que foi um gerador de bloqueio, se já haviam realizado algo do tipo antes, se já haviam realizado algo antes, etc. Os(As) alunos(as) também serão estimulados a pensarem acerca dessa atividade ser indicada ou contraindicada para eles(as) mesmos(as) e suas famílias realizarem em casa e quais seriam as justificativas para esse pensamento.
- Será solicitado que escrevam individualmente em uma folha de caderno a resposta das seguintes questão: Cite características da Meditação Guiada (como pode ser realizada? quais sensações podem ser geradas? onde podem ser realizadas? para quem pode ser indicada?). A atividade deverá ser entregue ao(à) professor(a).
- Caso haja tempo, o(a) professor(a) poderá ainda ensinar sobre uma técnica de respiração do Yoga - respiração simétrica revitalizante.
3º MOMENTO
- Após esse momento com a Meditação Guiada, a turma será dividida em grupos de quatro a cinco pessoas para leitura, debate e resolução de questionário sobre as características das GCC e GCF. Em um primeiro momento, os grupos buscarão resolver entre si a atividade coletivamente. Depois de todos os grupos terem finalizado a atividade, o(a) professor(a) realizará a correção com debate com toda a turma. Posteriormente, a atividade deverá ser entregue ao(à) professor(a).
PARA CASA
- ATIVIDADE 1 – Buscar realizar de um a cinco minutos de Meditação Guiada ao longo da semana, se possível com algum familiar ou amigo(a). Analise se foi mais fácil ou difícil concentrar-se e o porquê disto ter acontecido. Será indicado que busquem realizá-la em lugares e horários mais silenciosos, fechem os olhos, concentrem-se nas batidas do coração e depois no ritmo da própria respiração. Caso surjam pensamentos intrusos, estes deverão ser acolhidos e depois afastados, de modo que a concentração volte a ser na respiração.
- ATIVIDADE 2 – Responder questionário preparatório para a próxima aula sobre o Pilates.
1) Cite uma diferença e uma semelhança entre o Pilates Tradicional e o Pilates Solo.
2) Pesquise locais próximos de casa que oferecem Pilates e busque saber o valor da mensalidade.
3) Se possível, pesquise no Google Imagens figuras de pessoas praticando Pilates e analise as semelhanças encontradas na grande maioria das imagens.
4) Se possível, pesquise e realize três movimentos simples de Pilates Solo como forma de se preparar para próxima aula.
AVALIAÇÃO
A avaliação será baseada na participação da vivência da Meditação Guiada, nos comentários apresentados pelos(as) alunos(as) e nas respostas obtidas nas atividades dos questionários aplicados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMILA Zen. Meditação para acalmar a mente e o coração [S.l.:s.n.], set. a2022. 1 vídeo ( 15 minutos). Publicado pelo Canal Camila Zen. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XrNtcrJlkek. Data de acesso: 22 set. 2022.
CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza, 2019.
DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140, v. 16.
DARIDO, Suraya Cristina; DINIZ, Irlla Karla dos Santos; FERREIRA, Aline Fernanda; CARVALHO, Amarilis Oliveira, BARROSO, André Luís Ruggiero; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; FRANCO, Laercio Claro Pereira; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Práticas corporais: educação física: 6º a 9º anos: manual do professor. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2018.
IAS. Competências socioemocionais dos estudantes. Portal Instituto Airton Senna. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/o-que-defendemos/socioemocional-estudantes/#:~:text=Compet%C3%AAncias%20Socioemocionais%20s%C3%A3o%20capacidades%20individuais,enfrentar%20situa%C3%A7%C3%B5es%20adversas%20ou%20novas. Acesso em: 21 fev. 2023.
KUPFER, Pedro. Respiração Simétrica Vitalizante: Samavṛtta Prāṇāyāma. Portal Yoga.pro.br., 2022. Disponível em: https://www.yoga.pro.br/samavritta-pranayama-a-respiracao-simetrica/. Acesso em: 1 out. 2022.
ZANOS, Cristian; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato; WECHSLER, Solange Muglia; FABRETI, Rodrigo Rodrigues; ROCHA, Karina Nalevaiko da. COVID-19: implicações e aplicações da Psicologia Positiva em tempos de pandemia. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/3tQXhvv3vJ8b6LtyCZbghmr/. Data de acesso em: 1 out. 2022.
PROPOSTA DE MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
ÁUDIO PARA MEDITAÇÃO GUIADA
CANAL CAMILA ZEN
RESPIRAÇÃO SIMÉTRICA REVITALIZANTE DO YOGA (samavṛtta prāṇāyāma)
PORTAL YOGA.PRO
QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL SOBRE MEDITAÇÃO GUIADA
QUESTIONÁRIO PARA GRUPOS SOBRE A DIFERENCIAÇÃO ENTRE GCC E GCF