PLANO DE AULA - 3
UNIDADE TEMÁTICA
- Ginástica
DURAÇÃO
- 110 min
LOCAL
- Sala de aula e quadra
OBJETO DE CONHECIMENTO:
- Ginásticas de Conscientização Corporal (GCC).
OBJETO ESPECÍFICO:
- Pilates (GCC) e exigências corporais relacionadas.
- Benefícios das GCC para a qualidade de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
- (Adicionado pela autora) Perfil de praticantes de Pilates em sites de busca da internet.
HABILIDADE:
- (EF89EF08) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).
- (EF89EF10) Experimentar e fruir um ou mais tipos de Ginásticas de Conscientização Corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos
- (EF89EF11 - Adaptado do DCRC) Discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
COMPETÊNCIA ESPECÍFICA DE EF:
- Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
- Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
- Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.
OBJETIVO DA AULA
- Dialogar acerca do modo como o Pilates faz-se presente na nossa comunidade e como vem sendo apresentado nas mídias digitais.
- Vivenciar alguns movimentos de Pilates Solo, reconhecer algumas de suas características básicas e compartilhar sensações/ pensamentos que surgiram durante a sua realização na escola.
- Propiciar o desenvolvimento de macrocompetências socioemocionais: autogestão, amabilidade, engajamento com os outros e abertura ao novo.
RECURSOS UTILIZADOS
- Pincel atômico, quadro branco, projetor, notebook, caixa de som e pen-drive.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
PARA CLASSE
1º MOMENTO
- Diálogo relembrando as atividades realizadas na semana anterior com posterior compartilhamento de respostas das atividades de casa sobre o Pilates. Aqui buscaremos chamar a atenção para a possibilidade do Pilates ser uma prática elitizada e em que medida a mídia digital colabora na aceitação de certos padrões de hierarquia social e de beleza. Além das questões enviadas como tarefa de casa, outras perguntas complementares poderão ser lançadas: Pessoas acima do peso e obesas não podem fazer Pilates? Por quê? As imagens encontradas na internet podem influenciar as pessoas a querem ser magras? Só pessoas com maior poder aquisitivo podem realizar essa ginástica? Por quê?
- Um notebook com projetor poderá ser utilizado para mostrar imagens encontradas no Google Imagens quando buscamos o termo "Pilates". Outra alternativa é permitir que os os(as) alunos(as) realizem a pesquisa novamente em sala com seus celulares e mostrem para aqueles(as) que não puderam realizar a pesquisa on-line em casa.
2º MOMENTO
- Após a turma perceber que o Pilates não precisa ser considerado uma prática elitista, realizaremos uma vivência de cinco a dez movimentos de Pilates Solo, chamando a atenção para a importância da consciência corporal e da boa respiração durante a prática. Após a atividade, serão lançadas as seguintes perguntas para a turma: O que a vivência dessa aula te fez perceber de diferente no seu corpo? Você sentiu desconforto ao realizar os movimentos? Em que local do corpo? Por que acha que sentiu esse desconforto? Foi fácil coordenar a respiração com o movimento? Ao concentrar-se na respiração, a realização do movimento melhorava, piorava?
3º MOMENTO
- Os(As) alunos(as) serão estimulados(a) registrarem em uma folha do caderno o máximo de informações assimiladas na aula envolvendo Pilates. Este registro deverá ser entregue ao(à) professor(a).
PARA CASA
ATIVIDADE 1 – Realizar alguns dos movimentos de Pilates Solo com algum familiar ou algum amigo(a). Caso venha a realizar a prática com alguém, analise como essa pessoa estava se sentindo antes e como se sentiu (ou não sentiu) após a realização de alguns dos movimentos.
ATIVIDADE 2 – Se possível, pesquisar sobre o conceito de Racismo Estrutural.
ATIVIDADE 3 – Se possível, pesquisar informações sobre causas, sintomas e tratamentos da Anorexia e da Bulimia.
AVALIAÇÃO
A avaliação será baseada na participação da vivência do Pilates Solo, nos comentários apresentados pelos(as) alunos(as) e nas respostas obtidas da atividade escrita.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BBC News Brasil. As estatísticas que revelam a desigualdade racial no Brasil e nos EUA. [S.l.: s.n.], 15 jun. a2020. 1 vídeo (6 minutos). Publicado pelo Canal BBC News Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d45Woc456DY. Data de acesso: 6 out. 2022.
BBC News Brasil. Quatro efeitos do racismo no cérebro e no corpo das crianças, segundo Harvard. [S.l.: s.n.], 27 dez. b2020. 1 vídeo (14 minutos). Publicado pelo Canal BBC News Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-KT5pVtpHgo&t=70s. Data de acesso: 6 out. 2022.
CEARÁ. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza, 2019.
DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140, v. 16.
DARIDO, Suraya Cristina; DINIZ, Irlla Karla dos Santos; FERREIRA, Aline Fernanda; CARVALHO, Amarilis Oliveira, BARROSO, André Luís Ruggiero; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; FRANCO, Laercio Claro Pereira; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Práticas corporais: educação física: 6º a 9º anos: manual do professor. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2018.
ESPORTE SescSP. Aula 1 - PRÉ-MAT – Exercícios Preparatórios do Pilates Solo.[S.l.: s.n.], mar. 2022a. 1 vídeo ( 24 minutos). Publicado pelo Canal Esporte SescSP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BR7wQ_sGFYY. Data de acesso: 29 set. 2022.
ESPORTE SescSP. Aula 2 - Curso de Pilates: Foco em Respiração.[S.l.: s.n.], abr. 2022b. 1 vídeo ( 35 minutos). Publicado pelo Canal Esporte SescSP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BR7wQ_sGFYY. Data de acesso: 29 set. 2022
IAS. Competências socioemocionais dos estudantes. Portal Instituto Airton Senna. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/o-que-defendemos/socioemocional-estudantes/#:~:text=Compet%C3%AAncias%20Socioemocionais%20s%C3%A3o%20capacidades%20individuais,enfrentar%20situa%C3%A7%C3%B5es%20adversas%20ou%20novas. Acesso em: 21 fev. 2023.
INOCENTE, Vanessa Cristina. Conheça as diferenças entre Pilates Solo e Pilates em Aparelhos. Revista Pilates, 2017. Disponível em: https://revistapilates.com.br/pilates-solo-e-pilates-em-aparelhos/. Data de acesso: 6 out. 2022
PROPOSTA DE MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
DIFERENCIAÇÃO DE PILATES TRADICIONAL E SOLO - REVISTA PILATES
MATERIAIS DE BASE PARA DIÁLOGO SOBRE RACISMO - CANAL BBC NEWS BRASIL
EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS PARA PILATES SOLO - CANAL ESPORTE SescSP
QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL ENVOLVENDO PILATES